Como evitar dores de cabeça em suas viagens

Como viajar sem estresse

1. Chegue cedo ao aeroporto 

Se puder, chegue com 5-6 horas de antecedência para voos internacionais e 3-4 para voos domésticos e intra-europa. Assim você garante tempo suficiente caso a fila da segurança, controle de passaporte ou check-in estejam maiores do que o esperado.

Uma boa ideia também é pesquisar o nome do seu aeroporto no Twitter no dia da viagem. Se as filas estiverem grandes, com certeza é lá que as pessoas estarão reclamando. Assim você consegue se planejar melhor para saber quando chegar, quando sair do hotel. E claro, sempre que possível faça o check-in online.

2. Conexões longas 

Igualmente importante chegar com antecedência ao aeroporto é deixar tempo o suficiente para suas escalas. Se você estiver se conectando em alguma cidade europeia, por exemplo, nada menor do que 3 horas de conexão. Caso a sua escala seja muito curta, tente contato com a companhia aérea para que você tenha mais tempo.

3. Nada de malas!

Essa é difícil, eu sei. Mas se você conseguir colocar tudo o que precisa em uma mala de mão, sem precisar despachar, as chances de chegar ao seu destino final com todos os seus pertences vão ser muito maiores.

4. Rastreador de malas

Se não tiver jeito e precisar mesmo despachar suas malas, compre algo que possa usar para rastrear suas malas. São dispositivos que funcionam se conectando ao bluetooth de iPhones ao redor para te dar uma estimativa bem precisa de localização.Você acompanha suas malas a todo momento através do celular para saber em que parte do aeroporto estão.

5. Evite aeroportos movimentados 

Outra boa ideia é evitar conexões por completo em aeroportos mais movimentados, como o aeroporto de Heathrow, em Londres, o aeroporto de Schipol, em Amsterdã, o Aeroporto de Lisboa ou o Aeroporto de Frankfurt.

6. Faça um bom seguro viagem 

Ter um bom seguro de viagem que te dê suporte no caso de atraso, cancelamento é mais do que essencial nesses momentos. Então, contrate um que possa te dar aquela mãozinha caso alguma coisa dê errado.

7. Mude seu voo

Antecipando o caos, muitas companhias estão permitindo a alteração de voos de forma gratuita. Se esse for o seu caso, veja se consegue rearranjar os seus planos de viagem considerando as dicas acima.

8. Aproveite!

Se você vai viajar para aproveitar o verão do hemisfério norte, é muito provável que você esteja de férias e queira aproveitar depois de um longo período sem muitas viagens. Os problemas, infelizmente, existem. Gritar ou ser mal educado com um funcionário do aeroporto não vai fazer a fila andar mais rápido, ou fazer com que a companhia “descancele” o seu voo. Por isso, tente sempre manter a calma. Dar aquela boa respirada sempre ajuda. Afinal de contas, se estressar só vai piorar as coisas para você e para as pessoas à sua volta. Então foque nos momentos bons da sua viagem, pois são eles que vão ficar na memória para sempre.