A Trilha Interpaques terá 170 km de extensão e ligará Unidades de Conservação municipais e outras Áreas Protegidas.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e tem o objetivo de estimular o ecoturismo e integrar comunidades.
Os levantamentos iniciais para início do planejamento da infraestrutura já foram realizados por técnicos das mais diferentes áreas.
Já há uma rota determinada, mas não definitiva, feita em parceria com moradores, turistas e ciclistas, além de levantamentos pelo Google Earth e pesquisa de campo.
A Trilha Interpaques terá 170 km de extensão e ligará Unidades de Conservação municipais e outras Áreas Protegidas da zona sul da capital, como parques naturais municipais, parques estaduais, represas, reservas particulares e áreas próximas a terras indígenas.
A trilha vai iniciar na Balsa da Ilha do Bororé – Grajaú passando pelos Parques Naturais Municipais Bororé, Varginha, Itaim e Jaceguava, depois segue para Parque Estadual Várzeas do Embu-Guaçu, PNM Cratera de Colônia, Parque Estadual da Serra do Mar Curucutu e, por fim, a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Curucutu, finalizando o percurso no local onde iniciou, a Balsa da Ilha Bororé Grajaú.
Para sua implantação serão necessários numerosos estudos ambientais na área, além das diversas capacitações com profissionais de várias frentes para que o projeto saia do papel.
Fonte: Melhores Destinos.