Sim. A American Airlines fez pedido de 20 aviões supersônicos que podem voar SP Miami em 4h.
O voo de São Paulo a Miami dura, em média, 8 horas e meia atualmente, mas um novo projeto de aeronave promete reduzir o tempo de trechos como esse pela metade, fazendo SP Miami em 4h.
O Overture é o mais novo projeto de avião supersônico do mercado e, mesmo ainda não tendo nenhuma unidade pronta, já havia recebido pedidos de duas companhias aéreas: Japan Airlines e United Airlines.
Nesta semana, a American Airlines anunciou que fez um pedido de 20 jatos à startup americana fabricante, Boom Supersonic.
O avião também poderá fazer uma viagem de Miami a Londres, por exemplo, em menos de 5 horas, em vez de 8 horas e 40 minutos, por um preço semelhante ao de uma passagem de primeira classe.
Segundo a Bloomberg, o preço do avião é US$ 200 milhões, cerca de R$ 1 bilhão. O contrato ainda deixa aberta a possibilidade de serem compradas mais 40 aeronaves pela companhia americana.
Conheça o Overture:
A Boom Supersonic tem a expectativa de que os Overture sejam operados em cerca de 600 rotas pelo mundo todo.
O primeiro voo de teste está previsto para ocorrer até 2026 e os primeiros passageiros devem embarcar no primeiro voo comercial em 2029.
O novo supersônico terá uma velocidade máxima de 1,7 Mach (ou 1,7 vez a velocidade do som), o que na altitude de cruzeiro (60 mil pés ou cerca de 18 km) representa aproximadamente 1.800 km/h; 7.867 km de autonomia; capacidade para transportar de 65 a 80 passageiros; 61 metros de comprimento e 32 metros largura.
O Overture alcançará o dobro da velocidade dos aviões comerciais mais rápidos em operação. Ao sobrevoar o mar ele é 20% mais rápido do que os demais.
O último avião supersônico comercial foi o Concorde, que deixou de voar em 2003.
A nova aeronave pretende tomar o lugar o lendário avião mas, desta vez, mais silenciosa e menor, e um pouquinho menos veloz do que o Concorde.
Fonte: Melhores Destinos.