Achados e perdidos – como recuperar os objetos esquecidos nos aeroportos.
Com tanta movimentação nos aeroportos, é comum deixar objetos esquecidos nos aeroportos, como documento, o carregador do celular na cadeira e, acredite, até cadeira de roda esquecida em algum lugar.
Quando o pertence é deixado dentro da aeronave, a responsabilidade acaba sendo das companhias aéreas. Mas, se perdeu nas dependências dos aeroportos, são os passageiros que devem procurar no famoso Achados e Perdidos.
Cada aeroporto tem a sua própria norma e período de guarda dos itens esperando a retirada de seus donos.
Veja como funciona a seção de Achados e Perdidos em alguns dos principais aeroportos do país.
Aeroporto Internacional de São Paulo
Maior do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos costuma registrar uma média de 3 mil itens perdidos por mês.
Após encontrados, os objetos ficam no setor de Achados e Perdidos por um período de 60 dias, após isso são doados ao Fundo Social de Solidariedade do Município de Guarulhos.
O Achados e Perdidos do Aeroporto de Guarulhos fica no Terminal 3, próximo ao check-in F (piso 2). • E-mails: perdidoseachados@gru.com.br ou lostandfound@gru.com.br • Atendimento diário, das 6h30 às 22h30.
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Confins registra uma média de 600 a 800 itens esquecidos por mês. Depois de encontrados, por um período de 30 dias, os pertences ficam no setor de Achados e Perdidos no saguão, próximo ao balcão de informações, no primeiro piso.
Caso ninguém apareça para pegar o objeto, ele é entregue ao Juizado Especial da comarca de Pedro Leopoldo.
O passageiro precisa ir presencialmente ao setor ou autorizar alguém a retirar, enviando um e-mail ao setor ou, ainda, ligar para agendar a retirada do item esquecido.
O Achados e Perdidos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte funciona das das 6 às 22h. Telefone: 31 3689-2089 • E-mail: perdidoseachados@bh-airport.com.br.
Aeroporto Internacional de Brasília
Em 2021, foram 4.822 mil objetos esquecidos e apenas 21,3% foram procurados pelos seus donos.
Quem perder algo dentro do aeroporto têm até 90 dias para recuperar, prazo contado a partir do momento em que é encontrado no terminal. Todo item é catalogado com as principais características do material, data, hora e local onde foi achado.
Caso ninguém vá buscar o item dentro desse período, ele é doado a instituições de caridade credenciadas pela Inframerica.
Os documentos pessoais, no entanto, são repassados aos Correios após uma semana; já os cartões de crédito são destruídos após sete dias. Produtos de higiene pessoal e cosméticos são descartados após os três meses de prazo.
Ao solicitar seu produto de volta na seção de Achados e Perdidos, o passageiro deve fornecer todas as particularidades do objeto, como cor, marca e formato, por exemplo.
O setor de Achados e Perdidos do Aeroporto de Brasília fica no piso de Desembarque, próximo ao guichê de pagamento da Estapar Estacionamentos. Telefone: 61 3214-6109 • E-mail: achadosperdidos@inframerica.aero.
Aeroporto de Viracopos
O prazo do Aeroporto de Viracopos chega a 6 meses. Já os outros produtos ficam no setor de Achados e Perdidos por até 90 dias após serem encontrados pelos funcionários do aeroporto.
Todos os objetos são inspecionados pela segurança antes de serem encaminhados ao Achados e Perdidos.
Cadeira de rodas, partes de macumba, pneus aros 17 e brinquedos de sex shop são alguns dos itens encontrados nesse aeroporto.
Se os itens perdidos não são buscados no prazo estipulado, eles são doados a instituições próximas ao aeroporto. Os documentos e eletrônicos, como celulares, por exemplo, são destruídos.
Telefone: 19 3795-7980 • E-mail: perdidoseachados@viracopos.com • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
Aeroporto do Galeão
No principal aeroporto do Rio de Janeiro foram esquecidos mais de 2,7 mil itens em 2021.
Assim que os funcionários recolhem os objetos, eles ficam guardados no setor de Achados e Perdidos por até 60 dias, localizado no terminal 2, no piso 0.
Também é possível entrar em contato pelo email da ouvidoria do Rio-Galeão ou das seguintes formas: telefone 21 3004-6050 • E-mail: faleconosco@riogaleao.com • Horário de funcionamento: das 09 às 17h, de segunda a sexta.
Aeroporto de Congonhas
Num dos aeroportos mais movimentados do Brasil, se alguém perder algum item no terminal, tem até 60 dias para recuperá-lo.
Os objetos encontrados são catalogados e quem for procurar deve fornecer todos os detalhes do que perdeu. Se for possível, deve ir pessoalmente ou autorizar um terceiro a fazer a retirada.
O setor de Achados e Perdidos fica no saguão principal do primeiro piso. Telefone: 11 5090-9013 • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Aeroporto de Salvador
Aqui os passageiros também têm até 60 dias para recuperar o seu objeto na seção de Achados e Perdidos que fica no 2º andar, na recepção da área administrativa.
Telefone: 71 3204-1760 • E-mail: aep.salvador@vinci-airports.com.br • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.
Aeroporto de Florianópolis
Em 2021, foram mais de 1,7 mil objetos esquecidos no Aeroporto de Florianópolis e o passageiro que perdeu algum pertence deve entrar em contato por e-mail informando a descrição do produto perdido e a hora e local da perda.
Os objetos ficam guardados até 90 dias. E-mail: achadoseperdidos.fln@zurichairportbrasil.com • Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.
Se você já deixou objetos esquecidos nos aeroportos, conta pra gente se conseguiu recuperar ou se preferiu deixar por lá, afinal, muitas vezes o item perdido não é de valor e o trabalho para recuperar não vale a pena.
Fonte: Melhores Destinos.