Tudo que você precisa saber sobre bagagem de mão nos voos nacionais e internacionais

on

O tema sempre levanta muitas dúvidas, especialmente com a fiscalização que as empresas começaram a fazer antes do embarque.

Tudo sobre bagagem de mão! O tema sempre levanta muitas dúvidas, especialmente com a fiscalização que as empresas começaram a fazer antes do embarque.

Perguntas sobre o que pode levar na bagagem de mão da Azul, Gol e Latam em voo nacional e internacional, qual tamanho permitido, se mochila é considerada bagagem de mão etc.

Para diminuir as dúvidas, esse post tem tudo o que você precisa saber sobre as  principais dúvidas sobre bagagem de mão.

O que é bagagem de mão?

É aquela que você não precisa despachar na hora do check-in e pode levar consigo para dentro do avião sem pagar nada, independente da tarifa adquirida. Ela deve ser acomodada no bagageiro superior ou embaixo da poltrona em frente à sua, conforme a orientação da companhia aérea durante o embarque.

Em voos nacionais

As companhias aéreas nacionais padronizaram e em todos os voos da Azul, Gol e Latam você pode levar:

  • um objeto pessoal bolsa/mochila com as seguinte medidas máximas: 35 x 20 x 45 cm
  • uma mala com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.

Em voos internacionais

A regra para voos internacionais da Azul, Latam e GOL segue a mesma de voos nacionais – mas caso você voe com companhias estrangeiras será preciso conferir quais são as medidas máximas adotadas, pois elas variam de empresa para empresa.

É importante ficar atento aos líquidos na bagagem de mão porque as restrições para o transporte de líquidos se aplicam também ao passageiro que tenha uma conexão com embarque internacional.

Segundo a Anac, itens em forma líquida e pastosa, como xampus, condicionadores, cremes e similares podem ser levados sem restrição na mala de mão em voos domésticos, porém em voos internacionais há limite de até 100ml por embalagem.

Lembrando que a fiscalização costuma ser rigorosa com líquidos na bagagem de mão, então se você chegar em sua conexão para algum voo internacional com líquidos em frascos com mais de 100 ml, terá de jogar fora quando passar pelos raios-x.

Se o assunto te interessa e você quer saber mais detalhes sobre o tema, acesse Melhores Destinos.