O processo de emissão é bastante simples e a taxa de rejeição é menor que 5% dos pedidos de visto negados.
O visto canadense é necessário para todos os brasileiros que desejam visitar o Canadá e deve ser solicitado com uma antecedência mínima de seis semanas.
A primeira diferença com relação ao visto americano, com o qual estamos mais habituados, é que a duração é bem menor: geralmente de seis meses apenas.
Visto online (ETA) para o Canadá: como tirar?
O governo do Canadá oferece a eTA -Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization) – para brasileiros que já tenham tido o visto canadense nos últimos dez anos ou que possuam visto americano válido.
Funciona como um visto online: basta entrar no site do governo do Canadá, informar os dados do passaporte e visto já obtido e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses.
Na maior parte das vezes, em poucos minutos o solicitante tem a eTA aprovada e confirmada via e-mail.
Visto de visitante ou de morador temporário
Para quem não pode solicitar o eTA é necessário solicitar o visto canadense de visitante, também chamado de visto de Residente Temporário.
Na página de Imigração do Governo do Canadá você deve fazer a pesquisa e responder os dados de sua viagem para confirmar o tipo necessário de visto.
O visto de turista (visitor visa) permite estadias de até seis meses no país e custa 100 dólares canadenses.
Documentos necessários
O primeiro passo para solicitar o visto canadense é reunir a documentação necessária.
Para facilitar a tarefa, o governo canadense criou check-lists com a documentação necessária.
No site do governo canadense há um manual com o passo a passo e eventuais dúvidas na solicitação do visto, assim como ls links para os formulários (em inglês).
Formulários necessários para solicitar visto canadense:
- Formulário de solicitação IMM5257E – documento de quatro páginas com suas informações pessoais e sobre a viagem. Deve ser preenchido individualmente e ser validado, impresso e assinado;
- Formulário de informações familiares (IMM5645 ou IMM5707) – para todos os aplicantes;
- Duas cópias por requerente do Termo de Consentimento da VFS – pela utilização dos serviços do Centro de Solicitação de Visto;
- Questionário de Informações Adicionais – deve ser impresso, preenchido à mão e assinado. Um formulário pode ser usado por toda a família
- Formulário Schedule 1 (IMM5257 – Schedule 1) – apenas para aplicantes que têm ou já tiveram vínculo com partidos políticos, serviço militar, defesa civil ou cargo de relevância no Judiciário;
- Declaração de União Estável (IMM5409) – apenas para união não escriturada em cartório.
Documentos necessários para solicitar visto canadense:
- Passaporte válido
- Uma foto atual 3×5 (de acordo com o tamanho informado no manual)
- Comprovante financeiro (como sugestão: último imposto de renda com recibo de entrega, os três últimos holerites, contrato social e extratos bancários)
Se você foi para o Canadá nos últimos 10 anos ou possui um visto americano válido (de não-imigrante) e pode comprovar uma das informações (com um carimbo de entrada no passaporte ou o visto em si), você é isento de apresentar documentação financeira.
Os demais devem apresentar a última declaração de Imposto de Renda completa com recibo de entrega, 3 últimos holerites e extratos bancários dos últimos 3 meses;
- Comprovação de laços sociais e econômicos com o Brasil – são aceitos declarações de seu empregador referentes aos três últimos pagamentos, documentos de sua empresa ou comprovante de matrícula em instituição de ensino)
- Autorização de viagem, se for menor de 18 anos, assinado por pai e mãe e emitida por órgão competente
- Comprovantes de pagamento das taxas de visto – apresentar comprovante original.
Para saber mais detalhes, CLIQUE AQUI.