Informações sobre extravio de bagagem. Novas dicas para evitar esse perrengue!

Informações sobre extravio de bagagem: novas dicas para evitar e o que fazer quando suas malas não chegam ao destino!

Se tem um assunto que sempre assusta e gera dúvidas em alguns viajante é o extravio de bagagens!

Saiba quais são as principais causas do problema e como evitar e garantir os seus direitos caso ocorra a perda ou furto de suas malas.

Informações sobre extravio de bagagem

O que é mala extraviada?

Imagine estar longe de casa, pronto para se divertir em uma viagem que foi planejada e pensada com carinho e, ao chegar no destino, descobrir que a sua mala e seus pertences simplesmente se perderam pelo caminho ou foram violados. Parece um pesadelo, mas muita gente já passou por esse transtorno.

Cinco causas mais frequentes do extravio de bagagem:

  1. Conexões: numa troca de aeronaves você embarca no próximo voo e sua mala não – é disparada a ocorrência mais frequente. A chance aumenta se houver pouco tempo de conexão, pois as companhias aéreas fazem de tudo para não atrasar os voos, o que inclui deixar bagagens dos passageiros para trás, se preciso;
  2. Falha: da empresa aérea ou da terceirizada responsável, em alguma fase entre o check-in e a colocação da bagagem na esteira;
  3. Perda: A etiqueta se desprende e sua mala fica perdida e sem identificação;
  4. Furto: na área interna, externa ou na esteira do aeroporto;
  5. Engano: A mala vai para a esteira e outro passageiro pega, achando que é a dele.

Reduza o risco do extravio de bagagem:

Evite fazer o check-in muito próximo ao horário do embarque:

Fuja das conexões com menos de uma hora (voos domésticos) e 2 horas e 30 minutos (voos internacionais). Também conexões entre diferentes companhias, especialmente aquelas que não fazem parte da mesma aliança ou que não possuem acordo de compartilhamento de voo;

Retire todas as etiquetas de voos antigos:

Confira a pesagem e a etiquetagem de sua bagagem, que deve indicar o seu destino final; pergunte quais os procedimentos que deve seguir para retirá-la (no caso de conexões domésticas nos Estados Unidos, por exemplo, você deve retirá-la na cidade onde fará a imigração para redespachá-la ao destino final);

Identifique sua mala:

Coloque uma tag ou um cartão de visitas com nome, endereço, e-mail e telefone (acessível durante a viagem) legíveis do lado de fora e outro com as mesmas informações dentro da mala (caso a tag seja arrancada);

Utilize sempre cadeados:

Se for para os EUA, utilize modelo aprovado pelo TSA para evitar danos e fique atento na hora da entrega na esteira; não descuide da mala nas áreas comuns do aeroporto, praça de alimentação ou banheiros. Leve a sério as informações sobre extravio de bagagem.

Diferencie sua mala:

Coloque algum tipo de adesivo, tag, lenço ou identificador específico, para que você e os outros passageiros do voo tenham mais facilidade para identificá-la, especialmente se ela for preta ou muito comum.

Outras dicas para evitar o extravio de bagagem

  • Leve sempre uma muda de roupas limpas e itens de primeira necessidade (remédios, pasta de dente, agasalho etc.) na sua mala de mão;
  • Nunca, sob qualquer hipótese, despache na mala celulares, eletrônicos portáteis, dinheiro e cartões de crédito, jóias ou objetos de grande valor. A empresa aérea não se responsabiliza e você coloca seus objetos expostos a quadrilhas especializadas em furto de bagagens;
  • Faça uma inspeção após retirá-la na esteira; guarde com cuidado o comprovante de despacho da bagagem até ter certeza que está tudo certo; tire uma foto da sua mala antes de despachá-la (de dentro e de fora). Isso pode ser determinante na identificação ou servir como prova no caso do extravio.
  • Evite despachar malas muito caras de grifes sofisticadas. Além de chamar a atenção dos bandidos, a empresa área desconsidera o custo da mala numa eventual indenização;
  • Declare e faça seguro de itens valiosos, se for o caso, no momento do check-in (demora e é um serviço cobrado, mas trará total segurança).

Como localizar a bagagem extraviada?

A responsabilidade de encontrar os seus pertences é da companhia aérea, por isso, qualquer problema terá que ser comunicado imediatamente a ela, por meio do RIB – Relatório de Irregularidade de Bagagem, que pode ser preenchido em um balcão de atendimento da empresa, ainda no aeroporto – para empresas brasileiras ele pode ser escrito em português, para as internacionais, em inglês, mas você pode pedir a ajuda de um funcionário.

Ali, o cliente deve informar o endereço de onde a bagagem extraviada deve ser entregue caso seja localizada. Também é preciso portar o comprovante de despacho.

Após deixar o aeroporto há o limite de 7 dias após o desembarque, mas isso diminui as chances de conseguir uma indenização. Se não conseguir preencher o RIB, utilize o SAC via e-mail para documentar sua reclamação.

Além disso, você também pode fazer o registro da ocorrência no site consumidor.gov, ele é acompanhado pela Anac e tem fama de ser um canal em as pessoas conseguem resolver os problemas com bagagem.

A partir de então, a empresa tem até 7 dias (voos domésticos) e 21 dias (voos internacionais) para devolver a bagagem ou dar uma posição – desde que as novas regras da Anac foram implantadas, o que tornou o processo menos injusto para o passageiro. Caso a companhia constate que não será possível devolver os pertences no prazo, deve indenizar o cliente, além de mantê-lo informado sobre as providências que está tomando.

Chegada de voo internacional – como fica a alfândega no caso de a mala ser achada posteriormente ?

Neste caso, após registrar a reclamação, um funcionário da empresa aérea vai acompanhá-lo na alfândega com o documento que comprova que sua bagagem foi perdida ou extraviada. Sua bagagem de mão vai passar obrigatoriamente pelo raio x e depois o inspetor de plantão da receita vai assinar um documento que permitirá à empresa aérea repatriar sua bagagem em seu nome. A empresa vai entregar a mala no endereço indicado por você.

Indenização por bagagem extraviada:

Gastos emergenciais:

Caso a empresa não possa entregar sua bagagem de imediato, você deve exigir alguma compensação financeira para comprar itens de primeira necessidade – o valor varia de acordo com a rota e com a empresa.

Os recibos serão exigidos; se não conseguir e tiver algum gasto, guarde os comprovantes. Se  sua bagagem for entregue com atraso superior a 72 horas de seu desembarque, você tem direito a uma compensação financeira maior.

Após o prazo final:

Quando a empresa constata que não será possível fazer a devolução do bem em até 7 dias (doméstico) e 21 dias (internacional), ela deve pagar ao passageiro uma indenização.

Em casos de extravio em voo com destino internacional, a companhia deverá reembolsar as despesas no limite de 1.288 DES (Depósito Especial de Saque) – em torno de R$ 9.042. Já nos domésticos, 1.131 DES – em torno de R$ 7.740 – lembrando que essa conversão de valor é ajustada com frequência, sugerimos que você use um conversor como esse para calcular.

Quem estiver transportando bens que ultrapassem o valor do limite deve fazer uma declaração especial junto à companhia. Mas, lembre-se: algumas empresas impõe regras que estipulam um valor máximo a ser transportado – quem declara paga uma taxa a mais pelo valor excedente para se garantir.

Se você não tiver feito isso, pode sair no prejuízo e acabar recebendo só o valor do limite.

Mala violada ou danificada:

O que você deve fazer se a sua mala for estragada ou aberta e furtada?

A Anac orienta que você procure a empresa aérea assim que perceber o dano fazendo uma reclamação.

Caso perceba somente mais tarde, tem até sete dias após o recebimento da bagagem avariada ou violada para registrar um documento por escrito na companhia.

No caso das malas estragadas, eles geralmente reparam o dano.

Somente em alguns casos substituem a mala, mas é mais difícil de acontecer, já que alegam o desgaste pelo tempo de uso como fator importante.

Quando há violação comprovada, a empresa deve indenizar o passageiro em valor correspondente ao dano.

Furto de bagagem:

Em caso de furto, além do RIB, faça um boletim de ocorrência na delegacia, mencionando a empresa área, o número do voo e todos os dados possíveis.

Seus direitos na justiça

Se a sua bagagem for extraviada e você não tiver a assistência devida por parte da empresa aérea, pode procurar um advogado para te ajudar a buscar seus direitos na justiça.

Especialistas afirmam que em grande parte dos casos de extravio de bagagem que demoraram mais  de 72h para serem devolvida, entende-se que o cliente também sofreu danos morais.

Seguro viagem

Uma das formas de reforçar a segurança nesse sentido é contratar um bom seguro viagem.

Se você vai fazer viagens dentro do Brasil ele é dispensável, mas é tão barato que algumas pessoas gostam de fazer.

Agora se você vai viajar para o exterior, não importa qual é o país, é imprescindível que você contrate!

Jamais viaje para fora do Brasil sem um seguro, ele vai te ajudar em imprevistos como extravio de bagagem.

Além disso, também poderá ficar mais tranquilo caso sofra algum outro problema como cancelamento de voo e, o mais importante, caso tenha alguma questão de saúde emergencial – o atendimento médico em outros países pode ser caríssimo!

Tomara que informações sobre extravio de bagagem te ajudem a evitar esse perrengue.

Fonte: Melhores Destinos.