Gol foi a companhia com mais reclamações de passageiros no Brasil

Atrasos nos voos, problemas com as bagagens, dificuldades na hora de comprar passagens aéreas

Gol foi a companhia com mais reclamações de passageiros no Brasil.

Qual será o maior problema enfrentado pelos passageiros e as suas principais reclamações contra as companhias aéreas?

O Boletim de Monitoramento do portal consumidor.gov divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) traz os temas mais reclamados pelos viajantes e também quais são as companhias que mais recebem broncas.

Em 2022, o consumidor.gov registrou mais de 102 mil reclamações dos passageiros.

As companhias aéreas

Os boletins divulgados pela Anac são trimestrais, e a Azul foi a companhia brasileira que menos teve reclamações dos passageiros em 2022.

No último trimestre do ano, os dados foram os seguintes:

  • Azul: 51,3 reclamações (a cada 100 mil passageiros que voaram no período)
  • Latam: 63,3 reclamações (a cada 100 mil passageiros que voaram no período)
  • Gol: 80,8 reclamações (a cada 100 mil passageiros que voaram no período)

Apenas no primeiro trimestre essa ordem mudou, com a Gol em segundo e a Latam em terceiro.

Nos outros 9 meses do ano, a colocação foi essa mesmo, alternando apenas os números.

Já a TAP foi uma das piores companhias em número de reclamações no ano passado.

Só para comparar, no último trimestre ela teve 330 reclamações a cada 100 mil passageiros, 6 vezes mais do que a Azul, por exemplo.

As principais reclamações

Vamos conhecer agora quais os motivos que as empresas deram para os passageiros registrarem suas queixas no portal consumidor.gov.

1. Reembolso

Esse foi o tópico que os passageiros mais reclamaram, ficando em primeiro nos quatro relatórios do ano.

No último trimestre de 2022, foi responsável por 22,91% das broncas.

2. Alteração pelo passageiro

A dificuldade em alterar a passagem ficou na segunda colocação em todas as pesquisas divulgadas pela Anac.

Apenas nos últimos três meses de 2022, correspondeu a 18,02% das reclamações.

3. Oferta e compra

A reclamação sobre a oferta e compra de passagens foi a terceira colocada nos 9 primeiros meses de 2022, sendo a quarta principal bronca dos passageiros no último trimestre.

4. Alteração pela empresa aérea

Mais um problema com a passagem aérea, mas nesse caso com a reclamação das alterações feitas pela própria companhia.

Outras reclamações

Se você estava achando falta de reclamações sobre o transporte de bagagem, ela vem na 5ª colocação, seguida pela execução do voo e outros problemas.

Segundo o Boletim de Monitoramento, a sua publicação “visa proporcionar transparência à sociedade sobre o desempenho das empresas aéreas na plataforma, promover a concorrência e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao passageiro, além de disponibilizar informações que sejam úteis para a decisão de compra de passagens aéreas”.

Fonte: Melhores Destinos.

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